terça-feira, 1 de setembro de 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL


ALUNO: GIVANILDO DE OLIVEIRA SANTOS/ERNANDES DANTAS E SILVA
RESPONSÁVEL: FRANZMILLER ALMEIDA
TUTORA: LUCIENE PEREIRA
PROFESSORES (AS): FRANCISCO DE ASSIS LIMA E EVÓDIA BRAZ

ATIVIDADE 4 – NARRATIVA TRANSMIDIATICAS

Neuromancer Macuxi
Uma novela tecnológica sobre dominação e cura

Édem, uma criança órfã de pai que em sua infância foi detectada com deficiência intelectual, e por isso não conseguia ter um bom relacionamento com seus amigos de escola, pois vive de forma isolada, não se relaciona com amigos do bairro, não apresenta postura acessível a conhecer novas pessoas fazendo de si alguém que pouco se interessa pelo convívio social, com isso teve uma infância onde não brincou, não se relacionou, levando consigo uma adolescência com poucos amigos no bairro onde morava, apesar de se esforçar muito era marginalizado pelos colegas.
Sua mãe Magma, uma especialista em bioinformática, muito presente e preocupada com o futuro psicossocial do filho, dedica-se a desenvolver um software que, se ligado ao cérebro da criança através de uma matrix – uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo e sobre tudo - poderia buscar referências em vidas e mundos passados, futuros ou paralelos e assim estimular sua inteligência e cura.
Mesmo com essa tecnologia em suas mãos, que poderia mudar a vida de seu filho e de outras crianças especiais, Magma não tinha mais recursos para finalizar o projeto e também temia seu uso para outros fins. Diante deste dilema, Magma parte com seu filho e seus estudos científicos em busca de um patrocinador em outra cidade.
Nesta migração suicida Magma conhece nos subúrbios dessa nova cidade, em fuga de uma tentativa de estupro, um grupo de cibernautas punks que vivem a dar golpes financeiros em empresas corruptas internacionais e vê nessa transgressão a possibilidade de conseguir dinheiro para financiar suas pesquisas. Vinci, o líder dos ciberpunks, é um hacker procurado pela Megatérrea, uma organização policial formada por representantes de vários países, no combate a crimes ciberespaciais.
Vinci é uma espécie de Hobin Hood do futuro que retira das pessoas que possuem maior poder aquisitivo, como dinheiro, jóias e outros bens de grande valor, para que possa contribuir com os que possuem poucas oportunidades sociais.
Após praticar seus atos vistos como fora dos padrões sociais passa a dividir suas “conquistas financeiras”, com os que encontram-se nas classes sociais desprestigiadas, tendo como objetivo principal financiar  vários estudos tecnológicos visando o conhecimento, e contribuindo para o domínio e maturidade intelectual.
Vinci conhece a história de Magma, e, após o reconhecimento de ambos, passam a se envolverem emocionalmente e promete ajudá-la, no entanto, sua organização é constantemente perseguida obrigando os mesmos: Vinci e Magma a mudarem sua base, o que dificulta a finalização dos experimentos. Mesmo assim Magma sente mudança no desenvolvimento das estruturas mentais do adolescente Édem e no desenvolvimento de suas múltiplas inteligências, o que o torna menos dependente da mãe.
O grupo de ciberpunks de Vinci é capturado e Édem e sua mãe se vêem na missão de libertá-los, o que lhes arrastará ao mundo do crime, involuntariamente... Os dois acabam se envolvendo numa missão cheia de mistérios e de perigos reais e virtuais. Mesmo nesse cenário caótico o rapaz vai conseguindo se libertar dos seus fantasmas pessoas e vencendo seus problemas psicossociais.
Vinci e Édem projetam vários planos tecnológicos de fuga para libertarem todos os ciberpunks, contudo a Megatérrea consegue combater e evitar que seus planos tivessem êxito. Mesmo assim Vinci consegue fugir e passa a viver no anonimato com Magma e Édem.  Após julgamento interplanetário os ciberpunks são condenados há 20 anos de nossa galáxia, na prisão fantasma onde ficam impossibilitados de terem qualquer contato terrestre, pois todos os acessos midiáticos foram lhes proibidos, isolando-os do mundo real e virtual.
Vinci passa então a viver um dilema: arriscar sua vida para libertar os seus companheiros aprisionados ou reconstruir sua história junto à família nesse mundo futurístico caótico, degradado onde a pobreza e a riqueza dividem espaços urbanos quase que iguais, cercados e interligados por tecnologias e valores sociais e morais completamente deturpados pelo poder econômico.
Édem, nesse cenário apocalíptico, consegue com o apoio de seus pais montar sua base tecnológica de estudos científicos independentes sobre doenças mentais e se transforma em um neurocientista autodidata e tem como missão ajudar crianças que passam por situações semelhantes a sua no passado, mas apesar de várias conquistas pessoais e sociais não consegue se libertar dos crimes praticados, o que lhe deixa na condição de foragido da justiça.

 




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