terça-feira, 13 de setembro de 2011

Atividade 4.3

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação, com base no texto de Silvio Pereira da Costa "Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis".

RELATO DE EXPERIENCIA


Atualmente os recursos tecnológicos estão representados em toda sociedade , eles são responsáveis pelas mudanças de comportamentos das pessoas nas relações humanas e na construção do conhecimento . Podemos afirmar que a mídia interfere de forma decisiva praticamente em todos os campos : sociais , políticos econômicos e culturais . Sabemos que todos esses recursos estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. Por isso devemos nos preocupar em aprofundar os nossos conhecimentos , pois vimos que para se desenvolver um trabalho utilizando as novas tecnologias ainda é muito dificultoso em nossa escola devido na maioria das vezes não termos acesso a determinados recursos , mas vale ressaltar que as novas tecnologias não está interligado a informática e ou internet mas a tudo que é inovador para melhorar a aprendizagem.

Por isso o educador deve rever a cada dia a sua prática porque a maioria dos nossos alunos dominam alguns desses recursos tecnológicos com mais facilidade do o próprio professor . É preciso encorajarmos para enfrentar os desafios pois é principalmente nos nossos alunos que devemos pensar porque nos dias de hoje tanto a família quanto a escola , os grupos sociais e os meios de comunicação são vistos também como espaço educativos e socializados , portanto entende-seque as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas .Os celulares podemos usar (para troca de mensagens de textos ,fotos e vídeos , alem da tradicional conversa por voz já existente nos telefones fixos ) e nos computadores (MSN , Orkut , e-mails ,telefonia por IP , chats etc.) tudo isso está mostrando a incorporação das novas mídias ao cardápio Comunicacional dos brasileiros , em especial dos jovens.

Estamos vivendo em um tempo onde muitos anunciam a crise em nossas escolas enquanto outros acreditam que é nelas que está a salvação para todos os males da atualidade . Nós educadores temos que repensar coletivamente a função da escola incluindo neste cardápio mídia e educação e encará-los com apropriação ativas e reflexivas delas com relação entre escola e sociedade.

Atividade 4.2

Aqui, navegamos pela internet e conhecemos alguns repositórios de material digital; são sites muito interessantes para pesquisa e fonte de consulta e conhecimento, vários recursos que podem ser explorados pelos profissionais no sentido de realizar uma boa aula, facilitando, inclusive, o planejamento do professor, principalmente em temas considerados complexos como conteúdos de multimídia, aquecimento global, entre outros. Sendo assim, indico a todos os sites os links abaixo.

http://www.cineduc.org.br/

http://tvescola.mec.gov.br/index.php

http://www.kinema.art.br/

Atividade 3.5

Conceito de currículo e o processo de integração ao currículo

O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” (César Coll), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.

As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc.

As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.

A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

Atividade 3.4

Desenvolvimento de projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Atividade 3.3

Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Titulo: Hablando a través de MSN


Estratégia: participar de fórum, utilizando conversa informal, através do MSN

Recursos: Computadores ou celular com internet e msn



Conteúdos:

Compreensão e produção oral.

Descrição de espaços

Expressão de gostos

Anos: 6º. e 7º.

Desenvolvimento:

1ª. etapa: para apresentar o gênero conversa, dever-se elaborar com os alunos uma lista de informações pessoais que gostariam de saber quando conhecem alguém. Debata a diferença de informação privada e pública, pontuando o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos.



2ª. etapa: discuta com a turma as diversas ferramentas a internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as preocupações necessárias nesses contatos. Apresente a proposta de uma conferencia em espanhol com os alunos de outra turma, enfatizando que a missão da garotada será descrever o perfil dos participantes.



3ª. etapa: para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: nombre, nacionalidad, fecha de cumpleaños, nombre de La escuela, aula, dirección, correo electronico, cancion, ócio. Com base no formulário os alunos devem criar perguntas do tipo: Cúal tu nombre?



4ª. etapa: Organizar a conferencia procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar. Cada aluno deverá registrar, no formulário, as informações sobre seu interlocutor.

Avaliação: durante as conferencias, observar problemas de pronuncia e de compreensão abordando as principais dificuldades em futuras aulas

Atividade 3.2

Relato de experiência

Para o professor, é importante utilizar critérios logísticos na seleção de materiais e organização dos espaços, já que os mesmos possuem uma intensa influência no nível de compromisso dos alunos e nas atividades de prendizagem. Para a organização de atividades é significativo pensar: O que fazer? Onde fazer? Como fazer? Qual o objetivo? Qual a contribuição pedagógica na utilização?

Portanto, ao pensar uma atividade, utilizando as TIC’s, é necessário conhecer tanto a técnica, quanto o conteúdo. Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina, centrado na resolução de problemas.

Para a realização da atividade, utilizaram-se hipertextos sobre Escolas Literárias. Introduziu-se a atividade apresentando sites específicos sobre o assunto. Destaca-se que a atividade foi de excelente proveito, permitindo a plena compreensão do conteúdo proposto. Isto ficou demonstrado, por intermédio das indagações dos alunos: os comentários sobre a realidade

vivenciada por eles e a produção de um trabalho apresentado em sala de aula.


sábado, 23 de julho de 2011

Quem sou com professor e Aprendiz?

Nosso ciclo vital está em constante mutação, porém como professor tenho falhas e sem dúvida busco a cada dia aprimorar conhecimentos que propiciem um trabalho eficaz, ser aprendiz está aberto a todos os tipos de informações sejam elas informativas ou apenas como sentido de investigativo.

Uso da Tecnologia em minha Escola

Reflexões iniciais

Vivemos em uma sociedade onde a cada instante tudo se transforma, e tantas transformações acabam por causar de forma considerável conseqüências que não estejam diante de nossa capacidade de compreensão, assim foram com o surgimento das TICs grandes suportes e poucas eram as possibilidades de acessibilidade, pois como sabemos foi enxertada rapidamente em nossas escolas, e como eram vistas?
Poucos sabiam como utilizá-las e isso a corretou suspense e até pequenos problemas de que como seriam os trabalhos desenvolvidos naqueles aparelhos que até então tínhamos visto apenas como uma questão utópica? Assim surgiu a necessidade de se buscar cursos que viabilizassem um contato de forma satisfatória e que desse auxilio a um sonhar que outrora tornara realidade, e como nossa profissão exigi qualidade e competência no aprendizado, temos buscado o saber sempre de forma instigante onde o novo nos trás prazer e o saber nos trás satisfação.
Buscar o conhecimento nos faz capazes de irmos alem do que nos mesmos imaginamos assim sendo as TICs vieram como ferramentas onde possamos desenvolver atividades pedagógicas que fujam da rotina e nos transforme em mentes de puro saber e sistematização de idéias que coerentemente mudem atitudes e possibilidades rumo a um eficaz trabalho sugestivo e abundante de conhecimento. Relativamente saber lidar com o novo faz com que possamos fortalecer nossas idéias e aprimorar a cada dia tudo que vivemos e conhecemos sem medo que será encontrado assim se faz lidar com o desconhecido e acreditar no próprio potencial do saber de forma coerente e eficaz.